segunda-feira, 4 de novembro de 2019







"A Caneta Azul, A Poeira e o Vazio”

    O Hit improvável “Caneta Azul” é o mais novo extrato cultural de uma civilização vazia, que caminha em meio ao pó existencial e a faz lembrar diariamente que a vida não retrocede, a vida se esvai no compasso cadenciado das batidas do coração e a sensação de vazio na alma, de uma civilização inteira, se faz sentir pelo refrão grudento de uma cantiga quase sem sentido!

   Quando uma sociedade inteira interagem como o mesmo objeto ou conteúdo, o mesmo não pode ser desconsiderado. A música composta pelo vigilante maranhense Manoel Gomes, ganhou visibilidade, especialmente no Youtube com mais de 8 milhões visualizações e aparentemente não há nada em seu conteúdo que justifique o fenômeno. Rima pobre, ausência de um enredo convincente, melodia mais pobre ainda, linguagem de botequim, mas extremamente grudenta! Seus atributos não convencem, mas como explicar o sucesso? A explicação é simples: É o Vazio de sentido e a poeira da existência num mundo sem esperança! De alguma maneira a musiquinha conecta uma sociedade inteira que, por tão vazia que está, criou gosto por aquilo que não faz sentido, que é pobre de valores, reflexões e conteúdo. Não é de hoje que o Pop vem mostrando essa realidade, dando voz e valor para expressões culturais vazias e sem sentido, mas que têm valor e utilidade: mostrar a condição intelectual, moral e espiritual da atual civilização! É a total ausência de sentido pra vida! É o homem que veio do pó, caminhando em meio a poeira rumo ao pó novamente! Salomão já havia nos avisado sobre isso em seu livro: Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão. (Eclesiastes 3:20). A caneta azul marca a história e a vida empoeirada de uma gente sem esperança, indo desnorteada de volta ao pó!


   Qual a saída para essa gente que pegou gosto pela cultura empoeirada do vazio e do desespero? Com certeza a saída não está neste mundo de poeira e morte! A saída para essa civilização que perdeu tudo e ao fim a beleza das artes, certamente não se encontra aqui nesta terra empoeirada e empobrecida! A saída está acima do Sol, a saída está naquele que é a fonte de toda a beleza, ciência, sabedoria e satisfação! Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada...(Eclesiastes 2:26), Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem…(Eclesiastes 3:11). Jesus é a esperança para a civilização vazia e empoeirada: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.(2Co 5:17) Ele é a fonte de esperança: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,(1Pe 1:3).


   Cada clique no Youtube em “Caneta Azul” ou em outras tantas manifestações do vazio como esta, são buscas infrutíferas por beleza, satisfação e sentido pra vida, que jamais podem ser encontradas nas produções dos homens, mas única e exclusivamente no amor gracioso, maravilhoso, cheio de beleza e sentido de Jesus Cristo. Quem busca aquele que habita acima do Sol, no céu, não caminha para o pó, mas sacode a poeira da morte, ri dela e caminha para a eternidade, para a vida prometida por Deus para àqueles que têm o seu prazer nEle!

Nenhum comentário: