quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Devocional Diário - A VIDA COM GRAÇA - PRIVILÉGIO DE SER TESTADO

PRIVILÉGIO DE SER TESTADO

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem
 por diversas provações,
pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
E a perseverança deve ter ação completa, 
a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma".
Tiago 1:2-4


Lembro-me que certa vez senti muito medo de fazer uma prova de matemática quando estava na 6ª série, tinha sido um ano difícil e eu estava com muitas dificuldades na escola, se não alcançasse nota 9,0 na prova eu seria reprovado. No dia da prova estava amedrontado e muito nervoso e foi nesse contexto que meu pai me ensinou um lição bíblica e muito importante: Provas são para o bem e não para o mal! Meu pai me disse que a prova era minha amiga! Ela era uma porta, o conhecimento na minha mente era a chave e do outro lado  estavam meus objetivos e sonhos! Portanto, o dia de teste era sempre um dia especial! Dia de usar a melhor roupa! Dia de vestir o melhor sorriso! Lembro-me que ele me convenceu e eu fui para a prova como se estivesse indo para uma festa e no final fui aprovado e passei a amar matemática e dias de provas e tudo porque alguém me mostrou o verdadeiro propósito de um teste! Testes e provas acontecem para nos promover frente aos nossos avanços, ou para nos conscientizar de alguma deficiência e portanto, em ambos os casos: O nosso bem é promovido pelas provas às quais somos submetidos! Por isso ser testado é um grande privilégio!

Tiago, em sua Epístola propõem algo muito intrigante, mas completamente plausivel:  Ele propõem que nos alegremos grandemente  por passar por testes na vida! A proposta de Tiago tem a ver com a convicção que ele tinha, que meu pai me ensinou e que hoje eu compartilho com vocês: As provações que passamos na vida são  sempre benéficas! Vejamos alguns argumentos que comprovam isso:

1º- Elas confirmam o interesse paternos de Deus por nós! Quando cremos no amor de Deus e tentamos guardar os Seus mandamentos e ainda assim passamos por dificuldades que nos provam e até disciplinam isso não significa que Deus esteja zangado comigo ou me perseguindo por algo de errado que eu tenha feito. Deus não é assim, pelo contrário, o autor Aos Hebreus nos esclarece sobre isso dizendo: "Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?" Hebreus 12:7. O Pai que ama e tem interesse no amadurecimento e crescimento do filho o submete a provas e disciplinas para o bem dele!

2º- Elas nos torna conscientes de nossos avanços, retrocessos, aptidões e fraquezas! Quando passamos por problemas e testes severos e nos desnudam de tal forma que o melhor e o pior de nós vem a tona e é justamente neste momento que podemos conscientemente fazer uma avaliação correta e realista de nós mesmo! As provações estão para o nosso coração e mente assim como os exames laboratoriais estão para o médico quanto a seu paciente! Elas mostram além do que os olhos podem ver e a aparência pode revelar. As provações nos ajudam também a conhecer melhor a Deus e a Sua vontade, o rei Davi disse certa vez:  “Foi-me bom ter passado pela aflição para que entendesse os teus decretos” Salmo 119.71.  

3º- Elas produzem perseverança! Tiago nos ensina que o primeiro resultado das provas e testes é a perseverança e isso é bem lógico, pois quanto mais testados nos formos, mais resistentes e constantes em meio aos testes. Quanto somos aprovados perseveramos na busca de avanços ainda maiores; se somos reprovados temos que ser mais perseverantes para sermos aprovados na próxima prova! Tiago está falando da provação da fé, mas o mesmo princípio que se aplica às provações da fé se aplicam em todas as outras áreas da vida e em ambos os casos o resultado primeiro, quando encaramos as provas e testes como um privilégio é a perseverança!

4º- Elas produzem aperfeiçoamento!  Quando permanecemos perseverantemente nas lutas e provações até sermos aprovados, a perseverança então é coroada com a concretização do propósito da provação e então encontramos no final do caminho das provas um grande prêmio: O aperfeiçoamento! 

Mude a maneira de encarar os problemas que surgem na sua vida para testa-los e prova-los! Encare-os como um privilégio e não se esquive, nem sinta medo deles, pois são bênçãos de Deus para nos fazer melhores! 

Pastor Weslei Eller

Nenhum comentário: