quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Devocional Diário - A VIDA COM GRAÇA - INQUIETAÇÃO X CONFIANÇA


INQUIETAÇÃO X CONFIANÇA

Rev. Weslei Eller



“SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.  2 Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.  3 Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.” Salmo 131

Nada é mais devastador à vida humana do que a inquietação! Aquele desejo de ver algo acontecer, aquela sensação de que falta alguma coisa, aquele constante movimento em busca de algo que parece sempre estar fora do alcance; uma agonizante necessidade de algo que nem sabemos o que é; aquele olhar lançado ao céu na expectativa do extraordinário, ou seja: pura inquietude! Porque sentimos e passamos por isso? Qual a causa? Como se curar disso?

No Salmo 131, Davi, o Rei diz que ele está livre desse mal! Ele identifica as causas e a solução para a inquietação.

A “causa” ele identifica como: Soberba, altivez e ganância! Estas três atitudes são uma receita bombástica para acabar com a vida de qualquer pessoa! A soberba nada mais é do que o ego inflado e falsa idéia de superioridade que gera arrogância, prepotência, orgulho e um conjunto de outras coisas autodestrutivas. Um exemplo de soberba é aquele homem que pisa nos outros por ter poder advindo de cargos, posses ou direitos adquiridos, ele não respeita nem pensa em ninguém exceto nele mesmo.

A altivez é o olhar alçado ao alto ignorando tudo e todos abaixo da linha do olhar! Para o sujeito cheio de altivez nada é bom, nada satisfaz, tudo é pequeno, exceto aquilo que ele ainda não tem e até o dia que ele consegue adquirir, nesse dia o que era bom fica ruim e ele lança os olhos ao alto novamente e assim sucessiva e continuamente, gerando uma eterna busca e uma eterna insatisfação. A altivez também funciona como uma lente de aumento que maximiza o que está perto e distorce o que está longe, dessa forma o altivo tem uma visão maximizada de si mesmo e uma visão distorcida dos outros. Um exemplo disso é aquela pessoa que está sempre a procura de um companheiro mas nunca encontra alguém à “altura”, ninguém serve para essa pessoa por causa da sua altivez!

A ganância é uma obsessão por ter e reter coisas! A pessoa gananciosa está absolutamente comprometida com a conquista e acumulo de tesouros. Tudo na vida dela pode ser escrito com cifras monetárias!  O seu único e principal assunto é o dinheiro e os tesouros que ele pode comprar! Essa pessoa é capaz de pisar e passar por cima de tudo e todos para aumentar e preservar sua riqueza seja ela grande ou pequena, pois ganância não uma atitude exclusiva de pessoas ricas, pelo contrario, existem mais gananciosos pobres do que ricos! Um exemplo de ganância é aquela pessoa que está cem por cento do tempo focada em levar vantagem em tudo, não admite um prejuízo sequer, briga e perde o centro por ninharias, fere cruelmente pessoas que lhe prestam serviço sem pensar que estas pessoas também têm alma.

Portanto, quando alguém desenvolve estas três atitudes, fatalmente esta pessoa se tornará alguém profundamente inquieta e insatisfeita!

Davi nos ensina que contra este mal só existe uma “solução”: Fé em Deus!  Pela forma que Davi escreve percebemos que ele está nos contando uma experiência sua! Ele usa o exemplo de uma criança que acabou de ser amamentada e está descansando no colo de sua mãe, como um exemplo da profunda e contagiante atitude dele para com Deus! Ele entregou seus sonhos, seus desejos, suas necessidades e tudo mais nas mãos do Senhor! Davi confiava inteiramente no cuidado e direção de Deus para sua vida!

A fé em Deus deve ser real para que os resultados sejam os mesmo que Davi colheu e nós podemos testar nossa fé da seguinte maneira: Uma fé verdadeira existe em nosso coração quanto o seguinte tripé a sustenta: Conhecer a Deus, Crer em Deus e Confiar nEle!  Não existe fé genuína sem estes três “C”! É por isso que na jornada da fé muitas pessoas fracassam! Porque as vezes falta “conhecimento”, outras vezes “crer” e na maioria das vezes as pessoas conhecem, crêem, mas não confiam! Se você é uma dessas pessoas, eu te convido hoje a orar e pedir a Deus por uma fé verdadeira! A Bíblia nos ensina que a fé é um presente de Deus aos homens! Você pode pedir isso ao Senhor! E a fé em Deus porá um fim nas suas inquietações!

Nenhum comentário: