quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PRIVILÉGIO DE TER TEMPO


PRIVILÉGIO DE TER TEMPO

Rev Weslei Eller


"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:  2 há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;  3 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar;  4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria;  5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;  6 tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora;  7 tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar;  8 tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.  9 Que proveito tem o trabalhador naquilo com que se afadiga?  10 Vi o trabalho que Deus impôs aos filhos dos homens, para com ele os afligir.  11 Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim."

Eclesiastes 3:1-11  


Como é bom ter tempo! É um grande presente que Deus nos dá constantemente e só damos o devido valor quando começamos a sentir a falta de tempo. Vivemos numa época em que a medição do tempo é tão absoluta e estamos tão cercados por ela que, com raríssimas exceções, estamos o tempo inteiro antenados e ligados nos ponteiros do tempo. Apesar disso a valorização do tempo e a gratidão por ele não parecem ser bem entendidas em nossa sociedade. Perdemos muito tempo com aquilo que não é importante e temos pressa com o que é prioritário na vida! Por exemplo: perdemos muito tempo com as coisas e sentimos pressa e usamos pouco tempo com as pessoas; perdemos muito tempo com entretenimento e temos uma pressa agonizante no cuidado com a saúde física, emocional e espiritual; gastamos uma enormidade de tempo com sites de relacionamento e na internet, mas temos pressa nos relacionamentos pessoais; gastamos um tempo incrível trabalhando, correndo atrás e até conversando sobre o dinheiro, mas temos pressa na hora de ajudar outras pessoas em suas necessidades, e isso quando conseguimos enxergá-las! Para que tudo isso? Que grande absurdo! Estamos perdendo o nosso tempo!
Estou escrevendo sobre o privilégio do tempo porque ontem foi meu aniversário, dia 20 de fevereiro. Em dias assim percebemos melhor o tempo! Da hora em que acordei em diante parecia que eu estava numa corrida contra o tempo! Eu queria aproveitar cada segundo daquele dia! Acordei bem cedo, preparei o café para meu filho, fizemos nossa devocional, levei-o à escola, fui caminhar, depois reguei minha pequena horta, troquei lâmpadas queimadas em casa, e então parei para tomar um fôlego e orgulhosamente pude constatar no relógio que consegui aproveitar bem o tempo, eram ainda 08h30! O dia passou muito rápido apesar do meu esforço de torná-lo o maior e mais bem aproveitado possível! Que bom seria se encarássemos todos os nossos dias assim,  contando e aproveitando da melhor maneira possível cada segundo, dimensionando  e usando o tempo com sabedoria e prudência para não perder tempo!
O texto de Eclesistaes, citado acima, mostra-nos como Deus reservou para nós tempo para todas as coisas sem prejuízos! Deus nos ensina que há tempo para tudo! Para todos os propósitos debaixo do Céu! Quando nós deixamos de fazer algo alegando falta de tempo estamos mentindo e nos enganando, pois nunca houve, não há e nem haverá falta de tempo! Nosso tempo é sempre suficiente, mas o mal uso dele nos provoca essa sensação de “falta de tempo”.  Quando isso acontece, na realidade há um problema de organização de agenda que precisa ser reorganizada.  Por outro lado, este texto também nos ensina que todas as circunstancias da vida são transitórias, elas têm o seu tempo próprio, começo, meio e fim. Portanto, não podemos nem perde-las nem nos aprisionarmos a elas! Cada circunstancia cumpre o seu propósito no tempo e em nós!  Passamos pelo que temos de passar! Podemos, pela mesma circunstância, passar bem quando obedecemos aos preceitos de Deus ou podemos passar de forma sofrida quando os desobedecemos, mas em ambos os casos passaremos porque o tempo na para!
Peça a Deus que te ajude a aproveitar o grande privilégio do tempo! Ele é uma bênção do Senhor e pode ser sempre maravilhoso quando bem aproveitado!

Nenhum comentário: